José Saramago 90 Anos

"Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar"

Exposição José Saramago 90 Anos

Nove retratos de José Saramago acompanhados de textos do Escritor. De uma forma muito simples, podia descrever-se assim a exposição que desde dia 16 de novembro pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro Aeroporto e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Mas esta exposição tem muito mais, aos textos de Saramago, retirados do livro José Saramago nas Suas Palavras, um dicionário sobre o pensamento do autor de Evangelho Segundo Jesus Cristo organizado por Fernando Gómez Aguilera, juntam-se os traços de seis ilustradores portugueses e três espanhóis que, a convite da Fundação e da Silva Designers, aceitaram o repto de retratar Saramago. A exposição não ficaria no entanto completa sem uma marca mais pessoal da vida de José através de referências a alguns dos seus dados biográficos, agora que se comemoram os seus 90 Anos.

Terminada a exibição em cada um dos três locais, a Fundação disponibiliza a exposição para itinerância por Bibliotecas e Escolas de todo o país, numa iniciativa gratuita para cada uma das entidades que nos solicite o empréstimo. Depois de três anos a levar um atelier de promoção da leitura sobre A Maior Flor do Mundo a mais de 3.000 alunos portugueses, num projecto também ele gratuito, alargamos assim a nossa oferta de iniciativas culturais para todo o país, gratuitamente, respondendo aos tempos difíceis que muitas Bibliotecas e respectivos públicos enfrentam, provocados por cortes cegos que atingem, normalmente, e em primeiro lugar, a cultura. E, como não podia deixar de ser, estamos abertos a pedidos que surjam de fora do país. Porque a obra de Saramago é universal.

A exposição José Saramago 90 Anos junta-se à nossa exposição permanente, intitulada José Saramago. A semente e os frutos, que ocupa o 2.º andar da Casa dos Bicos.
Aqui fica o convite para que nos visitem!

Advertisements

Information

This entry was posted on 20 de Novembro de 2012 by .

Navegação

%d bloggers like this: